Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Além de reduzir o sódio da dieta, aumentar a ingestão de potássio pode ajudar na saúde cardíaca e na redução da mortalidade por essas causas, conforme foi publicado no Archives of Internal Medicin

Vários estudos epidemiológicos sugeriram que a maior ingestão de sódio e a menor ingestão de potássio estão associadas ao risco aumentado para o desenvolvimento dedoenças cardiovasculares (DCV). Poucos estudos avaliaram os efeitos conjuntos da ingestão desses elementos no risco de mortalidade.
A pesquisa prospectiva e de coorte, conhecida como Third National Health and Nutrition Examination Survey (1988-2006), publicada na revista científica Archives of Internal Medicine, teve o objetivo de investigar e estimar a ingestão de sódio e potássio, bem como a relação de proporção entre os dois elementos em relação ao risco de todas as causas de mortalidade cardiovasculares. Uma amostra nacionalmente representativa de 12.267 adultos dos EUA participou das avaliações.
Durante um período médio de acompanhamento de 14,8 anos, foram documentadas 2.270 mortes, incluindo 825 mortes por doenças cardiovasculares (DCV) e 443 mortes por doenças isquêmicas do coração (DIC). Após ajuste multivariado, a maior ingestão de sódio foi associada ao aumento de todas as causas de mortalidade, enquanto a maior ingestão de potássio foi associada a um menor risco de mortalidade. Quanto ao sódio-potássio ingeridos, uma maior relação entre os dois, ou seja, um consumo maior de sódio em relação ao consumo de potássio, está associado ao aumento significativo do risco de DCV e mortalidade por qualquer causa. A maior ingestão de sódio está associada ao aumento da mortalidade total na população geral dos EUA.
O sódio está presente principalmente no sal de cozinha e nos alimentos processados, e o potássio em vários alimentos como a banana, espinafre, ameixa, iogurte natural e peixes. É importante lembrar que pessoas com doença renal crônica podem precisar limitar a ingestão de potássio na dieta.
NEWS.MED.BR, 2011. Além de reduzir o sódio da dieta, aumentar a ingestão de potássio pode ajudar na saúde cardíaca e na redução da mortalidade por essas causas, conforme foi publicado no Archives of Internal Medicin. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/225745/alem+de+reduzir+o+sodio+da+dieta+au.htm>. Acesso em: 28 jul. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário