Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bolo de cenoura com chocolate sem glúten e sem lactose


Esse bolo é mais uma receitinha para fazer de vez em quando. Não usei farinha de trigo, nem leite, nem achocolatado. Ainda possui linhaça, cenouras, cacau em pó, azeite extra-virgem, o que confere um bom teor de micronutrientes. 


Algumas pessoas perguntam porque posto receitas sem glúten. Na verdade, essa é uma maneira de mostrar que conseguimos sim ficar sem comer a farinha de trigo, e nem por isso deixamos de comer massas, bolos, entre outras preparações. Novamente quero reforçar que não sou a favor de tirar glúten de todas as pessoas, e esse nao é um padrão na Nutrição Funcional como muitos pensam. Trabalhamos com a individualidade bioquímica e para algumas pessoas é necessário retirá-lo. Além disso, por ser uma proteína de difícil digestão, uma simples redução do glúten diariamente já faz um enorme efeito na sua saúde intestinal. Bora preparar essa receita. Ficou muito gostosa. Não fiz muita cobertura, porque não queria exagerar no açúcar. Mas se quiserem, podem dobrar a receita.


BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE


Ingredientes:


4 cenouras
3 ovos
1 xícara de azeite extra-virgem (não precisa ser muito cheia)
3 colheres de sopa de Semente de Linhaça
2 xícaras de açúcar mascavo (usei o açúcar orgânico na foto acima)
1 xícara de Fécula de Batata
1 xícara de Amido de Milho
1 colher de sopa de Fermento


Cobertura de Cacau em pó:


2 colheres de sopa de Cacau em Pó
1 xícara de Açúcar Orgânico
1 xícara de Água
1 colher de sopa de Manteiga Saudável (feita com azeite)


Modo de Preparo:


Bata a cenoura com o azeite, linhaça e os ovos no liquidificador até formar uma massa alaranjada homogênea. Em uma outra vasilha, misture as farinhas, o açúcar e o fermento com a massa de cenoura. Coloque em uma forma untada (não use farinha de trigo, ok). Leve para assar em forno médio.


Para a cobertura, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até dar o ponto. Eu fiz menor quantidade, mas se quiser, pode colocar aquela camada de cobertura tradicional nos bolos de cenoura.


Espero que gostem...


Receita retirada do facebook: http://www.facebook.com/pages/Marcio-Souza-Nutricionista/325815720791649

3 comentários:

  1. Olá!!!

    Vim retribuir a gentileza que me fez de ter me visitado e tbm por fazer parte do meu blog. Seja muito bem vinda!!! Tbm estou te seguindo e sera um prazer estar aqui no seu blog.

    Adorei a ideia do bolo, vou tentar fazer aqui em casa, ou melhor, vou dar a receita para o maridoco, pq eu na cozinha sou um desastre (rsrsrrs). Fiquei babando, adoro bolo de cenoura com chocolate , ainda mais sem gluten, isso vai fazer um bem danado para a minha princesinha, tenho um bebe de um ano e meio e adora comer " bolho" como ela mesma fala (rsrrsrs).

    Um grande bjo!

    Cristine.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Vim te desejar uma otima semana!!!!!!!!

    Estou esperando masi receitinhas como messa que vc postou, fiz aqui em casa e deu super certo, amei!!

    Bjoquinhas!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá linda. Como esta?
    Da uma olhadinha na receitinha acima. Uma delicia!!!
    Super beijo

    ResponderExcluir